top of page

Existem alguns itens a serem considerados ao escolher um terreno para a sua construção. Algumas dicas incluem:

Verificar a localização do terreno e se ele atende às suas necessidades e expectativas. Isso inclui acesso a transporte público, escolas, lojas, serviços e outros recursos que são importantes para você.

Verificar se o terreno está em uma área onde é permitida a construção. Algumas áreas podem ter restrições quanto ao uso do solo, como áreas protegidas ou de alto risco de enchentes ou deslizamentos de terra.

Verificar o tamanho e a forma do terreno para garantir que ele atenda às suas necessidades de espaço. Considere o tamanho da edificação que você deseja construir e se haverá espaço suficiente para estacionamento, jardins e outras áreas externas.

Verificar o estado do solo no terreno para garantir que ele seja adequado para a construção. Isso pode incluir verificar a presença de água subterrânea, condições geológicas e outros fatores que podem afetar a estabilidade da edificação.

Verificar as características do terreno, como inclinação, orientação e exposição solar. Isso pode afetar a viabilidade de construção em determinadas áreas e o uso do espaço interno e externo da edificação.

Verificar o preço do terreno e se ele está dentro do seu orçamento. Considere não apenas o valor de compra, mas também os custos de preparação do solo, infraestrutura e outros fatores que podem afetar o custo total da construção.

Vamos escolher um terreno para uma residência juntos?

Digamos que temos a possibilidade de escolher um terreno no Condomínio Prado em Gravataí/RS

DESENHO 4.JPG

Neste exemplo vamos imaginar que temos duas opções, o lote 1 e o lote 2. Eles são de frente um para o outro com mesma metragem e os dois custam o mesmo valor.

DESENHO 3.jpg

No programa da nossa casa, vamos ter 6 ambientes. Sala de estar, sala de jantar, dormitório, cozinha, área de serviço e garagem.

Nos projetos os ambientes de maior estadia como sala de estar, jantar e dormitórios procuramos orienta-los para o norte, assim eles irão ter um melhor conforto térmico durante o ano. Os outros cômodos como cozinha, área de serviço e garagem, são ambientes que não precisam do melhor sol, então neste caso vamos orienta-los para o sul.

No lote 1, localizamos sala de estar, sala de jantar e dormitórios orientados para o Norte. A cozinha, área de serviço e garagem ficaram orientados para o sul. Para o zoneamento do lote 2 orientamos para o Norte a sala de jantar, sala de estar e os dormitórios. Para o sul ficam orientados a cozinha e a área de serviço. A diferença que a garagem passa a ocupar um espaço nobre do zoneamento. 

Para todo projeto existem desafios a serem resolvidos, cabe ao arquiteto encontrar boas soluções para os problemas que aparecem em cada terreno. Nós escolhemos o terreno 1 pois os ambientes estão orientados conforme a necessidade de cada e os espaços de lazer estão reservados.

O que você achou da nossa escolha?

Mande sua dúvida para nós.

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
bottom of page